
Metaverso e o cenário de seguros
Tempo de leitura: 4 minutosUm tema muito falado e debatido nos últimos anos é o Metaverso. Os números falam por si só; estima-se que o mercado do metaverso vá atingir uma receita mundial de US$ 800 bilhões em 2024.
Mas você sabe de que maneira o Metaverso afeta o setor de seguros? O conceito deste termo é sobre uma nova realidade que é resultante da integração que ocorre entre o mundo virtual e o mundo real.
Vamos falar um pouco mais sobre este universo e as mudanças que ele poderá trazer para o setor de seguros logo abaixo. Quer saber mais? Continue a leitura conosco.
O que é o Metaverso?
De forma conceitual, o Metaverso acaba misturando os ambientes virtuais com a realidade aumentada, assim como acontece em muitos jogos.
Com a evolução da internet, a barreira que existia entre a vida digital e a vida física encontra-se cada vez menor e, o que acontece no mundo virtual pode ter um forte impacto no cotidiano da vida física.
Esse tipo de experiência poderá gerar uma série de benefícios para as empresas. Utilizar o Metaverso no futuro, que não está tão distante assim, será muito útil em reuniões e em treinamentos realizados à distância, diminuindo custos para as empresas.
Nesse universo, é possível que os usuários interajam uns com os outros em seu ambiente de trabalho, na sua vida social, em suas escolas, etc. O maior objetivo do Metaverso é que as pessoas deixem de ser apenas observadoras deste tipo de realidade e passem a fazer parte dela. Em 2021, Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, anunciou que sua rede social mudaria o nome para “Meta”.
O Metaverso é responsável por inserir uma experiência de colaboração e convivência, buscando preencher certas lacunas que existem na vida digital. Tudo isso torna a experiência muito similar à adoção da computação em trabalho remoto e nuvem, o que transformou grandemente as estruturas corporativas e os ambientes, assim também como com sistemas e processos.
Além disso, o Metaverso é inicialmente ficado em workplaces corporativos, buscando uma maior interação e integração das equipes de trabalho de uma mesma organização, porém, com um grande potencial de expandir este formato entre diversas empresas, comunidades, clientes, parceiros, entre outros.
Metaverso e o mercado segurador
O mercado segurador entendeu que o Metaverso trata-se de uma revolução digital, o que nunca aconteceu antes. Neste “novo mundo”, diversas tecnologias, assim como a inteligência artificial e a 3D, funcionariam como uma espécie de extensão da internet e funcionariam impulsionando os negócios.
Alguns analistas perceberam que uma boa conexão de internet, como a 5G, é capaz de melhorar ainda mais a experiência de se conectar ao Metaverso.
Além disso, é muito importante que o corretor esteja familiarizado com o blockchain (“encadeamento de blocos”, em inglês), que é uma ferramenta capaz de estruturar as bases de registro e dados que são distribuídos e compartilhados e, além disso, possuem a função de criar um índice global para todas as transições que ocorrem na rede.
Desta forma, facilita a transparência e a confiança entre a seguradora, seus clientes e seus parceiros. Alguns especialistas consideram esse tipo de tecnologia a maior inovação desde que a internet foi criada.
Corretores de seguro no Metaverso
Empreendedores digitais afirmam que Metaverso traz uma gama de oportunidades para o mercado segurador, principalmente na atividade que os corretores desempenham.
De acordo com eles, através desta nova realidade é possível encontrar inúmeras possibilidades de negócio em várias áreas de produção. Os corretores irão vender seguros para aquelas pessoas que precisam proteger-se dentro do Metaverso, ou até mesmo na sua vida fora dele.
Especialistas explicam que, com a criação do Metaverso surgirão grandes mudanças no setor. A segurança de dados será expandida e as proteções dos riscos cibernéticos seguirão o mesmo caminho. Além disso, a telemedicina ganhará outras funcionalidades, fazendo com que o médico acompanhe seu paciente em sua totalidade.
Mesmo que a tecnologia possibilite grandes oportunidades de negócio no mercado segurador, o maior desafio é entender como esse ambiente irá funcionar e como as empresas vão se comportar neste meio.
Conclusão
Além de quebrar paradigmas para as empresas de seguros, com o Metaverso surge uma possibilidade de atuação tecnológica diferenciada para os profissionais da área.
Através do Metaverso, novos produtos poderão ser concebidos e as insurtechs brasileiras já estão se preparando para isso.
E, com isso, a nova palavra do mercado será “inovação”, o corretor de seguros deverá estar sempre atento a toda esta transformação causada pelo Metaverso.
Acesse nosso blog e confira muitas outras matérias como essa.