Seguro de vida x Seguro de acidentes pessoais: qual é o melhor para você?
Tempo de leitura: 5 minutosCada vez mais as pessoas andam se preocupando com seu futuro e com a sua segurança e de seus familiares. Por conta disso, caso aconteça algum acidente ou algum problema com algum membro da família, é muito importante ter um seguro de vida para garantir que sua família receba a assistência devida.
É para isso que servem os seguros de vida e seguros de acidentes pessoais. Mas, você sabe qual a diferença entre eles?
Continue a leitura com a gente para aprender um pouco mais.
O que é um seguro de vida?
Um seguro de vida é uma apólice que pagará uma espécie de indenização aos familiares beneficiários do segurado em questão, em caso do falecimento do mesmo. Cada seguro de vida possui suas cláusulas e exceções específicas, mas na grande maioria dos casos cobre os seguintes acontecimentos:
- Despesas médicas;
- Falecimento acidental ou natural;
- Invalidez laboral ou funcional;
- Auxílio-funeral;
- Doenças graves;
- Entre outros casos.
Por conta disso, cada vez mais as pessoas estão optando por fazer um seguro de vida, buscando maior proteção e segurança para os seus familiares e para o segurado, que poderá ficar muito mais tranquilo sabendo que seus familiares serão bem assessorados caso ocorra algum problema.
O que é um seguro de acidentes pessoais?
Um seguro de acidentes pessoais é uma apólice concedida ao beneficiário em casos de invalidez parcial ou total ou morte do segurado. Com uma definição bastante parecida com a do seguro de vida, como seu próprio nome diz, um seguro de acidentes pessoais cobre apenas acidentes e não causas naturais.
De modo geral, os riscos excluídos de um seguro de acidentes pessoais são:
- Ato de risco tomado pelo segurado, sem apresentar nenhum motivo justificável;
- Fenômenos naturais, como: ciclones, tufões, furacões, maremotos, entre outros;
- Direção sem documentação;
- Competições de veículos;
- Doações de órgãos que resultam no falecimento do segurado;
- Uso de matéria nuclear que poderão causar a morte súbita do segurado;
- Atos terroristas e guerras.
Ao contratar um seguro de acidentes pessoais, é muito importante estar atento às exclusões citadas nas condições gerais do seguro.
Qual a diferença entre esses dois tipos de seguros?
Agora que já explicamos um pouco melhor o conceito de cada um dos seguros fica mais fácil ainda para você entender a diferença entre o seguro de vida e o seguro de acidentes pessoais.
A principal diferença entre eles é que o seguro de vida apresenta para os seus segurados uma cobertura muito mais ampla do que o seguro de acidentes pessoais. Este cobre os casos de morte natural e também acidental, enquanto o outro, cobre apenas os acidentes pessoais, como o próprio nome já diz.
A segunda e mais notável diferença entre eles, trata-se do valo de cada um dos planos. O seguro de acidentes pessoais, por ser menos abrangente, tende a ser bem mais barato do que o seguro de vida.
Isso também tem muito a ver com a idade dos segurados. Por exemplo, em um seguro de vida é muito comum que o seu valor acompanhe a idade de seus segurados, o que não ocorre nos casos do seguro de acidentes pessoais.
Porém, é importante lembrar que ambos os seguros impõem certo limite de idade em sua contratação.
Mas, para quem é recomendado cada tipo de seguro?
O seguro de vida é recomendado para praticamente todos os tipos de pessoas que estão em busca de maior segurança para si e para seus familiares. Ao contratar um desses, o segurado garante uma maior proteção financeira para seus beneficiários em caso de algum imprevisto.
Por conta disso, o seguro de vida é altamente recomendado para as pessoas mais jovens, que ainda não têm uma condição financeira que seja suficiente para se manter em casos de problemas, ou para aquelas pessoas que não têm condições de deixar seus cônjuges e filhos amparados.
Já o seguro de acidentes pessoais, por ser mais restrito que o anterior, tem uma função mais específica, seno muito recomendado para aqueles profissionais mais liberais, autônomos e que necessitam de boas condições físicas para exercerem seus trabalhos.
Este é um tipo de segurocriado para garantir uma proteção em casos de acidentes de trabalho. Como dissemos anteriormente, o valor de cada um dos seguros é a principal diferença entre eles. Além disso, também existem outras semelhanças e diferenças que também já citamos anteriormente.
Ambos seguros são isentos do Imposto de Renda e não entram nas heranças dos segurados e também, ambos permitem uma cobertura em grupo ou individual. No seguro de vida, o valor poderá ser modificado de acordo com a idade do segurado, o que não ocorre na contratação do seguro de acidentes pessoais. Mas, ambos seguros impõem limites para a idade do segurado.
Na contratação dos dois tipos de seguros fica permitida a escolha do beneficiário, podendo ser alterada quando necessário.
Algo muito importante para se pontuar sobre esses dois tipos de seguros também é que, o valor das apólices são convertidos em 50% para o cônjuge do segurado falecido e o restante do valor, será dividido de forma proporcional de acordo com a sucessão da herança.
Conclusão
Seja qual for a opção de seguro que você escolher, é muito importante que que você opte por aquele que irá garantir maior segurança e proteção para você e para a sua família.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre o seguro de vida e o seguro de acidentes pessoais e já sabe em quais momentos cada um deles é o mais adequado, já pode tomar uma decisão ainda mais assertiva para garantir sua proteção e de sua família.
Gostou de saber um pouco mais sobre esse assunto? Acesse nosso blog e confira muitas outras matérias como essa.