Telemedicina: Conheça a ferramenta digital que facilita o acesso à saúde
Tempo de leitura: 4 minutosEm um cenário de constantes mudanças e grande necessidade de adaptação do mercado, a telemedicina se tornou uma grande aliada para médicos e pacientes.
Reduzindo a distância entre profissional e “cliente”, ela oferece redução de custos e tempo deslocamento e espera para a consulta, além de promover maior possibilidade de estabilidade financeira para o médico, que consegue ter maior domínio sobre seu tempo.
No artigo de hoje, vamos falar um pouco melhor sobre o que é a telemedicina e como ela pode ser útil para quem deseja ter acesso mais rápido às consultas. Continue com a leitura!
O que é telemedicina e como ela funciona?
A modalidade de atendimento “online” é antiga, já aplicada há alguns anos por médicos de diferentes especialidades.
No entanto, foi somente na pandemia que a telemedicina ganhou força através da portaria n° 467, em que o Ministério da Saúde passou a liberar e também regulamentar essa modalidade de consulta.
Dessa forma, o acesso à saúde pôde ser ampliado de maneira prática, segura, em casos simples ou complexos, desde que o paciente e o médico se conectem através de um celular ou computador com Internet e câmera.
De maneira um pouco mais detalhada, podemos citar algumas das muitas vantagens que a telemedicina oferece, como:
Custos reduzidos
Quando uma pessoa necessita comparecer a uma consulta presencial, ela costuma ter gastos pontuais para chegar até o consultório.
Cada pessoa terá seus próprios gastos a depender de diversos fatores, mas de maneira geral, podemos deduzir que ela irá gastar com gasolina, carro de aplicativo ou transporte público + a alimentação que ela vai consumir, a depender do horário marcado.
Além disso, é preciso citar ainda o tempo investido pela pessoa, que pode variar bastante dependendo do trânsito e, claro, a sala de espera entre um paciente e outro.
Ao somar os investimentos financeiros com o investimento de tempo, a consulta presencial se torna muito mais onerosa, podendo ser ainda mais complexa se a pessoa não estiver em condições de realizar essas ações sem desconfortos.
Com a telemedicina, do conforto de casa, o paciente poderá ser atendido e aguardar o horário fazendo qualquer outra coisa, sem a necessidade de se deslocar, se desgastar ou mesmo se expor.
Redução das filas de espera do pronto-socorro
Quando uma pessoa apresenta sintomas leves ou não estão debilitados o bastante para serem hospitalizados, é comum que a primeira procura por um profissional ocorra no pronto-socorro.
Em algumas épocas específicas, a procura é tão grande que se torna comum encontrar filas cheias de pacientes reclamando dos mesmos sintomas, que podem ser sazonais por épocas do ano ou mesmo doenças de alta recorrência, como gripes, dengue, etc.
Para o paciente que opta por ser atendido na modalidade de telemedicina, as chances de contágio com outras pessoas é praticamente nula, permitindo que ele possa encontrar a solução para o seu problema sem o desconforto do deslocamento.
Maior agilidade para acompanhamento de casos mais graves
É comum encontrar consultórios especializados que têm fila de espera para agendamento de consultas, atrasando muitas vezes o acompanhamento de casos graves e que necessitam de atenção imediata.
A telemedicina proporciona uma resposta positiva para 2 situações distintas nesse caso:
Casos graves podem ser atendidos de forma “online”, ainda que dependendo da complexidade, o profissional possa exigir a presença do paciente em algum momento, seja para uma consulta ou exame.
Ainda assim, ela permite a facilitação do processo desse paciente que já se encontra desgastado física e emocionalmente, permitindo que ele seja acompanhando de casa, sem maiores esforços.
Já para pacientes menos graves que escolhem a telemedicina, ganham agilidade e todos os benefícios já citados anteriormente, e ainda favorecem pacientes complexos, ao “liberarem” espaços nas agendas dos médicos.
Assim, caso um paciente grave não se encaixe em atendimento online, ele terá uma fila menor para enfrentar em seu atendimento, considerando que outras pessoas já foram bem atendidas por meio da telemedicina.
Conclusão
Com a regulamentação da ANS, que “obriga” todos os planos de saúde a oferecerem telemedicina, o paciente pode se sentir muito mais seguro ao procurar por um médico em caso de necessidade, sem demandar mais tempo ou dinheiro para isso.
As obrigações, reembolsos e cobertura devem ser avaliadas de maneira individual, de acordo com o contrato de cada pessoa, sabendo que a ANS permite que o atendimento seja realizado, desde que seguindo algumas regras já exigidas na modalidade presencial.
Essas regras são impostas de maneira específica para cada pessoa, plano e contrato, portanto, devem ser avaliadas com cautela, para que a experiência do atendimento seja a melhor possível e uma verdadeira solução de problemas!