Você conhece esses 9 termos de um seguro?

Tempo de leitura: 4 minutos

Endosso, prêmio, acidente pessoal, você sabe o que significa essas palavras? Ao se contratar um seguro nos deparamos com alguns termos técnicos que muita vezes não estão no vocabulário popular. Isso pode, a princípio, causar dúvidas na contratação ou mesmo dificultar o entendimento do cliente sobre o seguro contratado. Sabendo disso, separamos algumas palavras chave para que você tome nota e sempre que for falar sobre seguro ter a clareza do que está sendo tratado. Esse é nosso papel como corretora, entregar mais que um serviço, mas também uma consultoria para que você tenha tranquilidade e confiança do que está sendo contratado e segurado. Confira a lista a seguir:

Acidente Pessoal

Os acidentes pessoais são imprevistos que o segurado pode sofrer de forma súbita, violenta, imediata e involuntária, provocando morte ou invalidez total, parcial ou permanente. Também se consideram os casos em que se torne necessário tratamento médico, tudo depende das coberturas contratadas.

Apólice

Sempre que você contrata um seguro você recebe um documento pelo qual você transfere a responsabilidade sobre os riscos do bem ou da pessoa segurada para a seguradora. Neste documento são consolidados todas as cláusulas e condições gerais, particulares e especiais dos contratos, além de fixar coberturas. Também pode conter anexos que detalham as condições do seguro que está sendo contratado.

apolice-endosso-seguro

Endosso

É o documento de modificações e alterações na apólice de um seguro previamente contratado. Ao ser anexado, o endosso assume o mesmo nível de formalidade das condições originais da apólice.

Franquia

A franquia é o valor ou percentual dedutivo definido na apólice referente à responsabilidade do Segurado nos prejuízos indenizáveis decorrentes de sinistros cobertos.

É importante salientar que a franquia vigora apenas se o prejuízo apurado no sinistro for inferior a ela, ou seja, se o prejuízo do sinistro for inferior a franquia, nada é indenizado pela seguradora porém, se o prejuízo apurado for superior ao valor de franquia estabelecido na apólice o segurado é restituído pelo valor total apurado, sem qualquer dedução, respeitado o então limite vigente de Indenização da cobertura contratada. Vale ressaltar também que existem casos onde você adquire seguros isentos de franquia.

Indenização

É o valor que a empresa seguradora deve pagar ao segurado ou beneficiário quando acontece um sinistro coberto pelo contrato de seguro.

Prêmio

Trata-se da soma em dinheiro, paga pelo segurado à seguradora, para que esta assuma a responsabilidade dos riscos cobertos no seguro contratado.
Essa pagamento deve ser realizado conforme acordado na apólice, endosso ou fatura correspondente.

Seguradora

As seguradoras são as instituição que assumem os riscos previstos em um contrato de seguro, mediante o recebimento do um prêmio (como já vimos anteriormente). Uma vez que ela assume o risco, o prêmio seja pago, ela fica obrigada a indenizar prejuízos ou reparar danos ocorridos em bens e pessoas conforme apólice.

Sinistro

Sempre que há a ocorrência de um imprevisto que está previsto na apólice, ou seja, existe a materialização do risco que está coberto pelo seguro dizemos que ocorreu um sinistro.

Podemos dar como exemplo de sinistro uma colisão de um veículo ou um incêndio em um imóvel onde existe a coberta de um seguro. Nessas situações, a seguradora arca com os prejuízos, respeitando o limite estabelecido contratualmente e também os valores referentes a franquia.

Sinistro

Responsabilidade Civil

Dizemos que seguros de responsabilidade civil é a obrigação imposta por lei, a cada um, de responder pelo dano que causar a outrem. A responsabilidade civil pode provir de ação praticada pelo próprio indivíduo ou por pessoas sob sua dependência.

Para entender melhor podemos exemplificar a ação de uma pessoa que insatisfeita com o trabalho prestado por um advogado entra com uma ação contra o mesmo, o responsabilizando pelas perdas sofridas no processo em que o mesmo a representava. Neste exemplo, um advogado assume a responsabilidade civil perante seu cliente de oferecer sempre o melhor toda vez que presta seu trabalho.

E aí, conhecia todos os termos descritos acima? Existe algum outro termo que você não conhece e quer entender melhor? Deixe seu comentário que vamos nos prontificar em ajudar a compreender.

Se quiser se interar mais sobre os termos de um seguro o site da Susep tem boas dicas e você também pode encontrar nosso portfólio de serviços clicando aqui.