
Seguro Agrícola e Seguro Rural, os 2 são a mesma coisa?
Tempo de leitura: 4 minutosUma dúvida comum entre as pessoas do meio do agronegócio é acreditarem que o seguro rural e o seguro agrícola tratam-se da mesma coisa.
É fácil entender a confusão, afinal os nomes referem-se à práticas bastante próximas mas estamos aqui para tornar claro esses termos e explicar o que cada um trata.
A principal e primordial diferença entre o seguro agrícola e o seguro rural é que o seguro agrícola trata-se de uma subdivisão do seguro rural.
O seguro rural contempla um conjunto amplo de seguros dirigidos à prática agropecuária específicos para cada fase do processo produtivo, a seguir apresentamos as modalidades que o seguro rural abrange:
- Seguro Agrícola
- Seguro Aquícola
- Seguro de benfeitorias e produtos agropecuários
- Seguro de cédula do produto rural
- Seguro de florestas
- Seguro Pecuário
- Seguro de Penhor rural
- Seguro de vida do Produtor Rural

Atividade Aquícola
O objetivo principal do Seguro rural é oferecer garantias ao produtor, à sua produção, família, financiadores, investidores e parceiros para que os possíveis riscos sejam dissolvidos e o negócio prospere, deixando os interessados preocuparem apenas com o negócio e não com os riscos.
Já o seguro agrícola, como pôde se notar, é uma modalidade dentro do seguro rural destinada a proteger o investimento do produtor rural na exploração de culturas permanentes e temporárias.
Ao contratar um seguro agrícola o produtor cobre todo o ciclo de vida de uma planta desde a emergência até a colheita, com coberturas de perdas decorrentes principalmente de eventos meteorológicos tais como granizos, geada, secas, entre outros, mas também pode ser contratado com cobertura contra incêndios, inundações, tromba d’água, variações excessivas de temperaturas e até segurando o plantio contra
a não germinação.
Então, para resumir, o seguro rural possui uma abrangência maior, englobando várias atividades do agronegócios, enquanto o seguro agrícola abrange apenas plantações.
Quem pode solicitar o Seguro Rural?
Atualmente qualquer pessoa, seja física ou jurídica, que cultive e produza espécies presentes no Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) tem o direito de contratar um seguro para sua produção.
A contratação deve ser feita juntamente a uma seguradora habilitada pelo Ministério da Agricultura. Neste momento é imprescindível ter ao seu lado uma corretora de seguros que conheça todos os pormenores que envolvem a contratação de um seguro para eventualmente não ser surpreendido no momento de perdas.
Programas públicos e o seguro agrícola
Existem alguns programas do governo para minimização de riscos e perdas para o segmento agrícola que são semelhantes ao seguro agrícola mas existem algumas diferenças, veja:
- O Proagro em tese performa como um seguro agrícola de custeio, porém o governo faz o papel de seguradora.
- Não tem apólice.
- Não está sob a fiscalização e regulamentação da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).
Em linhas gerais, o Proagro visa garantir a inadimplência de produtores que contraíram dívidas através de financiamentos e procuram se precaver de eventual inadimplência causada pela perda de renda devido a prejuízos causados por fenômenos climáticos, pragas e doenças em suas lavouras, rebanhos e bens.

Atividade Pecuária
Dentre as várias vantagens de se contratar um seguro para sua atividade o que mais importa é a segurança que ele traz. O retorno do seguro rural dá fôlego ao empresário e também para a sociedade, veja estas vertentes:
- O seguro garante a estabilidade econômica dos produtores;
- Assegura a geração de emprego no campo;
- Diminui o êxodo rural, pois permite que o trabalhador não interrompa sua atividade por causa de prejuízos.
- Desenvolve e estimula a adoção de investimentos produtivos como tecnologias cada vez mais inovadoras.
- Freia a inadimplência do empresário com as instituições financeiras.
A Reolon Corretora de Seguros é uma empresa especializada em seguros para o empresário do campo e conta com um time preparado para oferecer a consultoria que seu negócio merece.