Seguro Auto

Seguro para carro usado, o que você deve saber

Tempo de leitura: 7 minutos

Imaginemos o seguinte: você finalmente conquistou o tão sonhado carro próprio, ainda não é um veículo 0km, mas o veículo é tudo o que você sempre quis. Poder ir trabalhar, passear, levar a família ou parceiro para um jantar, ou num “show” sem precisar depender de aplicativos ou de ônibus é uma liberdade incrível, não é mesmo? No entanto, fica a pergunta: você pensou no seguro? Se a resposta é não, então é preciso reavaliar. Ninguém quer que este sonho se transforme em pesadelo.

A verdade é que na hora de ponderar a comprar de um automóvel, seja novo ou usado, você já deve colocar na ponta do lápis todas as possíveis despesas para então criar uma reserva financeira para usufruir do veículo com tranquilidade. Deve considerar todos os gastos como manutenção, combustível, estacionamento e sim, seguro. Se você é daquelas pessoas que acreditam que seguro é somente uma despesa, que para isso tem tempo, você faz parte de grupo de risco que pode ser surpreendido a qualquer momento e que pode ter a sua estabilidade financeira comprometida.

Ter um seguro auto ajuda você a ter tranquilidade em sair e não ficar a pensar se está tudo bem com o carro, ficar preocupado se alguém vai estacionar perto e tocar no seu carro, é ter segurança no caso de acontecerem imprevistos como acidentes e furtos, por exemplo, e não ser surpreendido com a conta.

Ficou interessado? Hoje o nossa matéria diz sobre o seguro auto focado nas apólices para carros usados. Vamos explicar como ele pode facilitar a sua vida, deixando você e o seu bolso tranquilos. Para começar vamos falar sobre algumas vantagens de contratar um seguro para o seu carro, seja ele novo ou usado.

Vantagens de contratar um seguro para carros

Ter um seguro para o seu automóvel deixou de ser “luxo” há muito tempo, é uma questão de planejamento familiar, é preocupar-se com você, a sua família ou terceiros. Veja alguns ganhos que você pode desfrutar ao contratar uma apólice para o seu carro, a saber:



Segurança para o veículo

Talvez esse seja o ponto mais importante e que a maioria das pessoas conhece, você pode tomar todas as precauções para proteger o seu carro contra acidentes, colisões e furto, mas você sempre estará sujeito a imprevistos. Entretanto, se você possuir um seguro para o seu carro, ele vai estar protegido contra a maioria desses imprevistos (desde que contratadas as coberturas corretas) e o impacto no seu bolso será menor.

Proteção para você e para terceiros

Além do seu veículo protegido, em caso de algum acidente, com o seguro auto você garante também proteção individual e para você, passageiros e terceiros que possam vir a se machucar, cobrindo despesas médicas, translados e outras assistências.

Comodidade

Quando se fala num seguro auto, não tem como não mencionar a assistência 24h, com ela você pode passear tranquilo, caso precise de um reboque ou até mesmo a troca de pneu. É só acionar a seguradora que ela resolve esse “pepino” para você. Além disso, caso algo aconteça do seu carro precisar ir para oficina, você pode contar com um carro reserva a sua disposição (nem todas as seguradoras oferecem essa assistência, consulte seu corretor).

Economia

Já pensou ter o carro roubado, ou dar aquela batida, seja por descuido seu ou alguém que te acertou? Qualquer pequeno deslize pode custar caro no seu bolso, o seguro auto possui coberturas em caso de roubo e batidas, ou seja, quando acontecer qualquer imprevisto você não vai tomar aquele susto na hora de pagar a conta.

Depois de explicar algumas utilidades do seguro para carros no contexto geral, vamos falar das diferenças nos seguros para automóveis novos e usados.

Seguro para carros novos

Como já foi explicado em outro artigo aqui no nosso blog, o valor do prêmio é o montante pago para a contratação do seguro. Este valor está completamente relacionado com o valor de mercado do automóvel que deseja segurar, preço de reposição de peças, valores de mão de obra, dentre outros. Claro que existem outras variáveis como, por exemplo, as características do motorista e o local onde o carro circula.

O prêmio pago pelo seguro de um carro novo poderá ser mais elevado se for tomado como base o valor de mercado, porém, este valor pode ser atenuado já que a probabilidade deste carro apresentar problemas mecânicos tende a ser menor que num carro usado. Outro fator considerado é o valor para minimizar o valor é o fato das peças para reposição serem mais baratas e mais fáceis de se encontrar.

Outra variável importante para redução do valor do seguro de veículos novos é a probabilidade de ocorrência de furtos ou roubos. Por existir menos exemplares circulando na rua eles são alvos menos cobiçados.

Seguro para carros usados

Se para carros novos o preço de venda é a variável predominante, nos automóveis usados não é diferente, o valor do prêmio é determinante no valor final. Somados a isto, para se estipular o valor leva-se em conta o uso, conservação e preço de peças para reposição. Se o veículo já possui no histórico algum sinistro, isso também é relevante.

Desta feita, mesmo que um carro seja usado, seja fabricado há muitos anos, o seu seguro pode ser mais caro se compararmos com um valor pago em carros novos, isso se dá pelas características que foram levantadas anteriormente. No entanto, se o seu veículo sofre poucas variações para modelos mais novos ou antigos e não possua peças de difícil acesso, os valores para um seguro serão menores.



Restrições no seguro para carros usados

Geralmente os seguros para carros usados tendem a ficar mais baratos que os seguros contratados para carros novos, então quanto mais velho o meu carro é, mais barato o seguro vai ficar? A pior resposta, mas a mais correta é: depende. Com já foi levantado, a partir de um certo momento, o custo do seu carro para a seguradora e a dificuldade para encontrar componentes e peças, acabam a impedir a cobertura para carros que ficam muito antigos. Isso acontece com carros que tem entre 10 e 15 anos de fabricação, falando sobre o território nacional.

Essa estimativa é feita pelas seguradoras, com base na manutenção oferecida ao seu carro pelas montadoras e também a média de tempo que um brasileiro leva para trocar o seu carro. Fique atento, em carros fabricados fora do país e importados, isso pode mudar, por conta das dificuldades em encontrar peças e mecânicos especializados para esses modelos, esses modelos costumam ter no máximo 5 anos para contratar um seguro.

Existem alguns seguros específicos para automóveis que se enquadram nestas características, no entanto, a dinâmica para contratação do seguro pode sofrer algumas variações.

Seguro para carros antigos

Relíquias de família e propriedades de colecionadores são casos especiais que costumam ultrapassar teto de 10 anos de fabricação do veículo.

Carro relíquia

Para de esses veículos existe um seguro chamado não compreensivo, que somente oferece proteção contra roubos e furtos. Entretanto, você ainda pode pedir alguns serviços adicionais como assistência 24h para mecânicos, chaveiros e guinchos, te deixando um pouco mais tranquilo com a sua relíquia.

Na hora de contratar um seguro para o seu carro, o ideal é ir até uma corretora de confiança. Com um consultor competente vocês podem achar um seguro que caiba no seu bolso e te proteja de tudo que você precisa.

Não menos importante, é sempre colocar na balança o preço oferecido nas cotações e o que a seguradora te oferece com benefícios coberturas e garantias, dessa forma, quando você precisar utilizar alguns dos serviços que o seu seguro oferece você pode ficar bem tranquilo, pois está em boas mãos.

Não conte com a sorte, conte com a Reolon!

Não espere mais, nossa equipe está pronta pra falar com você!

    Contato